Alguns conceitos de fresagem (Parte2/2)

Capítulo06
O acessório característico das fresadoras universais é o cabeçote divisor universal, aparelho divisor ou divisor universal como
também é denominado.
O cabeçote divisor destina-se não só à divisão de peças cilíndricas em qualquer número de divisões, como também, à realização de operações de fresagem em planos angulares dados, como por exemplo, em abrir hélices com qualquer passo, como por exemplo, na fresagem de rodas helicoidais. É também utilizado na fresagem de peças cilíndricas quando estas têm difícil aperto nas prensas de sujeição.
Neste aparelho são utilizados os sistemas de divisão directa simples e indirecta e divisões diferenciais e composta. No entanto, existem outros aparelhos mais simples que somente permitem a aplicação do sistema de divisão directa simples.


42
IMAGEM42

Estado da arte da digitalização 3D

Desde de algum tempo de que tenho vindo a conhecer a tecnologia de câmaras de detecção de profundidade com sensor da PrimeSense seja desde do manuseamento da Microsoft Kinect que já existe desde do final de 2009. O caso da fotometria como o App da Autodesk o 123D Catch sempre foi interessante com a abordagem de criar modelos 3D, mas as reconstruções tendem a falhar com frequência e sem qualquer tipo de aviso prévio e é sempre necessário um pós-processamento.
Meu interesse na tecnologia PrimeSense foram de poder encontrar uma maneira de aproveitar a base instalada de dispositivos Microsoft Kinect como dispositivos de aquisição 3D assim como como da infra-estrutura Xbox Live assim como para a construção de um scanner 3D manual autônomo barato baseado na tecnologia PrimeSense. Comecei a estar mais interessado depois que a Microsoft publicou em como reconstruir um cenário em tempo real conhecido como KinectFusion. A inovação “Drill of Depth” do pessoal de Bratt Granhm e David Cox do Instituto Rowland de Harvard, em que acoplaram à Kinect um berbequim utilizando a sua bateria para a alimentação e de um monitor, isto por volta de 2011, o que mantem o interesse nas possibilidades da Kinect.

Alguns conceitos de fresagem (Parte1)

Introdução
Este post consiste em explicar o processo de fresagem sem aprofundar em demasiado, para quem ler este trabalho, adquirir alguns conhecimentos básicos de fresagem. Neste post ira-se começar por ver a evolução da ferramenta da fresagem ao longo dos tempos, os materiais mais utilizados nas ferramentas e as suas respectivas características e elementos químicos, apresentando no final desta secção uma breve descrição do processo de fabrico de pastilhas de aço duro.
De seguida poderemos ver a definição de fresagem e os seus tipos. No capítulo seguinte é possível ver a descrição das fresadoras vertical, horizontal e universal. Logo de seguida vem a refrigeração e os óleos utilizados na operação de fresagem para não danificar a peça nem a fresa.
O próximo capítulo fala-nos do cabeçote divisor que é um dispositivo da fresadora que nos permite fabricar por exemplo rodas dentadas. Neste capítulo também poderemos ver um esquema do cabeçote divisor universal, e no capítulo seguinte poderá-se ver como se faz a divisão directa e indirecta simples de peças cilíndricas.
As fresas e os seus tipos vêm nos dois capítulos seguintes onde poderemos ver imagens de fresas dos vários tipos, vantagens e desvantagens e fixação tanto de fresas como de peças.
No capítulo 10 vamos poder observar as forças e alguns dos cálculos aplicados nas fresas. Logo de seguida, no capítulo seguinte observaremos os tipos de apara, o fluido de corte e o raio da quina.
Por fim, no fim do trabalho está a tabela das velocidades de corte para fresar, também veremos a fórmula do cálculo da velocidade de corte, do número de rotações e do avanço.
Capitulo 01
Evolução histórica das ferramentas ao longo dos tempos

IMAGEM01
A fresagem como referencial pré-histórico
A pré-História compreende o período que vai desde o surgimento do homem até ao aparecimento da escrita, sendo subdividida em:
– Idade da Pedra Lascada (IMAGEM01 - Fig. Machado de Pedra Lascada)
– Idade da Pedra Polida (IMAGEM01 - Fig. Foice de osso)
– Idade dos Metais (IMAGEM01 - Pontas de armas)