Portugal 2020, candidaturas para PME


Um dos eixos de apoio é o Apoio à Qualificação das PME em que são apoiáveis operações de qualificação das PME direcionadas para o aumento da competitividade, da flexibilidade e capacidade de resposta no mercado global por exemplo no desenvolvimento e engenharia de produtos, economia digital e TIC, propriedade industrial, certificação de produtos, serviços ou sistemas de gestão como por exemplo a qualidade, inovação, logística, eco-inovação, criação ou reforço das capacidades laboratoriais, criação e registo de marcas, entre outros.
O apoio às PME pode ser através destas medidas:
•Para os programas operacionais temáticos no continente – competitividade e internacionalização; inclusão social e emprego; capital humano; sustentabilidade; eficiência no uso dos recursos.
•Para os programas operacionais regionais no continente – Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve.
•Para os programas operacionais regionais nas regiões autónomas – Açores; Madeira.
•Para os programas operacionais de cooperação territorial europeia – Espanha-Portugal; Madeira-Açores-Canárias; Espaço Atlântico; Sudoeste Europeu; Mediterrâneo; ESPON; URBACT; INTERACT; INTERREG C.
•Para os programas de desenvolvimento rural – Programa de desenvolvimento rural do continente-PDR2020; Programa de desenvolvimento rural da R.A. Açores-PRORURAL+; Programa de desenvolvimento rural da R.A. Madeira 2014-2020.
•Para o programa para o fundo europeu dos assuntos marítimos e das pescas (FEAMP) – Programa operacional mar 2020.
•Para o programa para o fundo de auxílio europeu às pessoas mais carenciadas em Portugal
Podendo ser obtidas mais informações em https://www.portugal2020.pt/Portal2020/programas-operacionais-portugal-2020.

Ferramentas e técnicas pra o desenho de produto(Part1)

Para os desenhadores técnicos de produtos as ferramentas e técnicas são essenciais na condução do ciclo do desenho técnico, no entanto o seu emprego é geralmente implícito ao passar sobre os ambientes de projeto e dos desenhos autorizados à sua utilização e alteração adequada. Este post apresenta uma visão geral de abordagens na estruturação e uso de ferramentas e técnicas com base na efetivação da criatividade e da tomada de decisões no ambiente do desenho técnico. Ao elaborar sobre as características das ferramentas/técnicas e consequente de forma a selecionar-los o portfólio do desenhador de ferramentas/técnicas é assim caracterizado. Problemas representativos de ferramenta e o uso de técnica são retratados e contextualizada, ilustrando a sua aplicação industrial, e as perspetivas para futuros desenvolvimentos também são revistos.

Produção da nova geração de veículos(parte2)

Continuação – http://rishivadher.blogspot.com/2014/11/producao-da-nova-geracao-de.html
Os robôs industriais são uma visão familiar especialmente na indústria automóvel embora tradicionalmente tenham sido percebidos como máquinas perigosas que têm de ser separadas dos seus colegas humanos, agora isso está a mudar, uma nova geração de robôs está a começar a surgir que não só pode trabalhar lado a lado com as pessoas mas até mesmo trabalhar em cooperação com eles.
kuka
Os robôs nunca tiveram uma forma de saber se uma pessoa estava perto porque representava um risco de lesão, e por isso que eles foram sempre separados da pessoas com jaulas de segurança
A consciência automática sobre estes novos robôs colaborativos não são apenas leve e móvel mas está ciente de que está ao seu redor, porque sendo impulsionado pelo avanço de sensores e a partir de sistemas de câmaras para sensores tácteis estes robôs são conscientes do seu involucro de movimento.