Inclusão de objectos 3D interactivo dentro de um PDF


Meshlab é uma aplicação open source, que permite o processamento e edição limitada como limpeza, cura, inspecção, processamento e conversão deste tipo de malhas triangulares 3D, com falhas, dependendo da sua dimensão. Tendo a aplicação sido desenvolvida em 2005 no Laboratório de Computação Visual ISTI – CNR.
Uma das características do MeshLab é a sua capacidade de salvar ficheiros de objectos em malhas poligonais, em vários formatos.
O suporte para guardar malhas em formato U3D é útil para criar, usando LaTeX, PDF’s visualmente agradáveis, e simplifica a discrição dos textos em Acrobat Reader, sendo assim capaz de interagir livremente com modelos 3D. Podendo ver a imagem ao lado.
Para se gerar um PDF, necessita de converter o sólido 3D num formato U3D, e incorporar os outputs seja o próprio ficheiro U3D e ficheiro em TEX. das coordenadas com os parâmetros de visualização no documento de látex, após isso basta compilar o documento.
Sendo esta uma das hiperligação de um dos possíveis resultados para a rápida visualização de um PDF utilizando objectos 3D, e através desta hiperligação pode ver o código que foi realizado em LaTeX, com o repesctivo ficheiro U3D do PDF em causa.
Enviar um comentário