Processos de Prototipagem

Para determinados casos de prototipagem rápida, como seja o caso da tecnologia DMLS, os modelos CAD no formato STL, são depois convertidos para ficheiros SLI, que corta o ficheiro em secções mediante um plano, a espessura entre os planos normalmente costuma de um pouco menor que o grão do pó com que é impresso o protótipo. Abaixo ilustra-se a passagem de modelo CAD, STL, SLI, e a o envio para máquina.
O varrimento do lazer com os valores da velocidade e intensidade predefinidos, realiza a sinterização através de camadas dos pós é normalmente realizado através de dois eixos por exemplo "xy".
O processo da sintetização do pó acontece como se vê nas figuras abaixo.
A 1ª fig., representa a exposição do lazer em cada camada,
A 2ª fig.. representa a descida das duas plataformas e o deslocamento do recoater,
A 3ª fig., a subida do pó,
A 4ª fig., aplicação de cada camada de pó sobre a plataforma de construção,
A 5ª fig., a recolha do excesso de pó e de uma nova exposição pelo lazer,
A 6ª fig., a fase de construção com a peça imersa em pó não sinterizado,
Por exemplo após a construção do um proveto cúbico scaffold deve de se analisar os defeitos de fabricação e controle dimensional, as normas mais usuais para o caso são: ISO-599, ISO-6909, ISO-11562, e ISO-5436.
Podendo a as medições ser se verificadas através de fotografias de microscópio como abaixo se vê na fotografia.Existindo aplicações tais como se se seguem a hiperligação que servem para realizar medições de imagens como esta. Visualização 3D do modelo CAD.
Enviar um comentário