Fotografias 2D

Na indústria a reengenharia e a medição de objectos para realização em modelos CAD, por vezes tem tarefas que são repetitivas com frequência. O problema reside nos objectos de grande dimensão, obstáculos e poucos acessos. Nesses casos pode ser necessário utilizar processos de fotogrametria que carece de interpretação das fotografias através de um operador. Mas este processo para a medição de superfícies planas pode ser ineficaz, devido à luz à posição em está e pouca precisão, dai utilizar-se este método de fotogrametria no fim do processo para verificar, mas a grande conveniência deste tipo de medição é no baixo custo-efectivo e versátil. Pudesse considerar o caso dos cascos dos navios como referencia de neste caso. Quanto ao erro de precisão não pode variar mais que um milímetro, tanto as medições sendo realizadas manualmente seja através de lazer com um metro no máximo de distância, não sendo o mais eficiente, para evitar este tipo de problemas pode-se implementar a digitalização com o auxílio de um robô como vê no vídeo da hiperligação abaixo:

Mas questão que se coloca é viável a integração de sistemas complexo para processo que podem ser mais viáveis, mas a para se ter um modelo com precisão talvez seja necessário haver implementação da máquina em vez do homem. Após a digitalização pode se ser necessário analisar a malha para estimar o erro, que se aplica repetitivamente à lei de co-senos:
c2 = r12 + r32 –2r12r32cos(y)
a2 = r12 + r22 –2r12r22cos(α)
b2 = r22 + r32 –2r12r32cos(β)

Se P1… P3são pontos de referência, as suas coordenadas e distâncias a, b, c, são conhecidas. E o arranjo dos erros é feito através da expressão a cima indicada.
O arranjo deste tipo de malhas pode ser complicado no caso de figuras cilíndricas, dai colocarem pontos no local a se digitalizado.
Mas a verdade é que estes processos anteriormente mencionados, são demasiadamente dispendiosos, sendo por vezes recorrer à fotogrametria que tem de ser tratada pelo operador e calibrar as câmaras fotográficas para captar melhor a luz, mas essencial parte do 2D para o 3D que pode ter bastes erros de medição.
Enviar um comentário