Automóvel open source

A história do desenho exclusivo do conceito “Fiat Mio FCC III” um carro urbano futurista apresentado no Salão Automóvel de São Paulo e seu espectacular desenvolvimento com uma abordagem de código aberto pela Fiat do Brasil com a colaboração da comunidade on-line.
A Fiat Concept Car III (FCC III), chamado "Mio", é o terceiro carro conceito inteiramente desenvolvido no Polo de Giovanni Agnelli Development na zona industrial de Betim, de Minas Gerais.
III a FCC foi revelado no Salão Automóvel de São Paulo no Outubro passado, seguindo a FCC I e II da FCC, apresentado as edições de 2006 e 2008 do maior Salão da América Latina.
O processo do desenho um projecto de trabalho colaborativo open source, do FCC III foi realizado através da criação e com a participação dos usuários, que deram o retorno de informação sobre o tema em causa, como seja sobre o desenho conceptual, a escolha de materiais e muitas outras características do veículo, inspirado maioritariamente em discussões sobre carros futuristas e o carro do futuro.
De Agosto de 2009 a Outubro de 2010, o através da página web sendo esta visitada por mais de dois milhões de pessoas de 160 países com mais de 10000 ideias que foram postadas por 17000 membros registados dessa comunidade.
O projecto foi desenvolvido adoptando numa plataforma aberta que usa licenças Creative Commons, tornando assim mais flexível no que diz respeito aos direitos de autor. Esta abordagem necessária numa profunda mudança nos processos de desenvolvimento do desenho e da engenharia das empresas, com os estabelecimentos de um processo colaborativo físico entre os seus diferentes departamentos e as virtualmente com as comunidades. Seja partir do centro de desenho para os centros de engenharia especializados, ao departamento de marketing e comunicação, assim como a formação de novas técnicas que engloba os recursos humanos e produto, isto torna esta experiência totalmente nova, seja a reaprendendizagem de como realizar um carro.
De acordo com a Fiat, o portal continuará a abrir a colaboração e aceitar novas ideias e soluções para o futuro do automóvel, seja "Os consumidores, líderes de opinião, especialistas, estudantes, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode contribuir".
O conceito inicial de um "carro ideal" como definido pela Comunidade on-line foi o de um veículo urbano compacto, 2 lugares, económico, e materiais ecológicos. Também apresentam um sistema de informação avançada com controlo e um ecrã táctil, conectividade móvel, media player, GPS.
A diversidade das ideias apresentadas forçou os desenhadores da Fiat trabalhar em dois projectos paralelos, um de precisão e detecção, para dar uma direcção e retratar a dualidade das sugestões, e outro mais orientado para linhas precisas, para reforçar o carácter futurista de carro. Do outro lado, o tema de detecção tinha mais liberdade a nível do desenho, com linhas de orgânicas, inspirada em natureza, uma vez que ambos os conceitos foram analisados, a comunidade on-line decidiu continuar a desenvolver a linha de precisão, incorporando assim algumas das soluções apresentadas sobre o sentido.
Sobre o desenho da Carroçaria do Fiat Mio as dimensões são: 1560 mm de largura, 1530 milímetros de altura e comprimento de 2500 mm, o desenho do habitáculo é caracterizado por linhas suaves, funcionais, quase minimalistas, com ênfase na área do vidro que oferece excelente visibilidade e, ao mesmo tempo incorpora janelas inteligentes que controlam a incidência da luz, o aspecto dinâmico e o acento ligeiramente inclinado contribuem para visualmente alongar o perfil, ao mesmo tempo, acentuando a sua robustez. Na frente, os pára-lamas e a forma de faróis parecem uma única peça melhora o dá aspecto sólido, sendo exterior modular o que permitir uma maior personalização do carro, outros elementos de desenho distintos são as rodas cobertas, que melhoram a eficiência aerodinâmica, as luzes de presença e outras unidades de iluminação foram posicionadas para simplificar a sua forma.
Sobre o desenho de interiores, oferece uma experiência inovadora aos utilizadores, sendo inspirada por num lounge, a concepção dos bancos sido influenciada pelo desenho de sofás, a cabine é caracterizada por uma sensação de leveza devido aos tons de brancos nas superfícies e as grandes áreas transparentes. As interfaces e os gadgets são dispostos ergonomicamente e de fácil acesso, a originalidade do volante retráctil, permitindo para o modo de piloto automático, quando circula em estradas automatizada. Isto tudo foi concebido para um mundo onde o condutor pode simplesmente ser um passageiro e ter o veículo conduzido por estradas inteligente.
1
2
3
Enviar um comentário