Autodesk lança uma aplicação gratuita para imprimir 3D

123D
Autodesk lança uma aplicação gratuita para a impressão de objectos 3D para as massas, que permite importar variadadas de extensões de outras extenções de modelos CAD 3D, como: “.SAT”; “.OBJ”; “.OBJ”; “.SKP”; “.DWG”; “.STP”; “.STEP”, e “.123D”
As pessoas que utilizam utensílios ou ferramentas que são gratuitas ou que gostam de realizar as suas próprias “Coisas” ou construções seja uma pessoa criativa ou “cromo”, que fazem por gosto ou seja têm o conceito cultural de “faça você mesmo”, são normalmente pessoas estranhas. Mas quando uma empresa de como Autodesk um gigante como o peso que têm lança uma aplicação como esta passa a ser mais que um conceito, a mudança geracional da informática que tenta passar para uma cultura física das “Coisas”.
Agora pretendem começar a começar a fabricar fisicamente as coisas que as pessoas criam digitalmente, através desta aplicação como o 123D, que permitirá que qualquer pessoa seja um fabricante, profissional ou amador de desenho técnico pode imprimir tudo o que quiser que for 3D, desde brinquedos ou turbinas.
123D difere das outras aplicações de modelação 3D como o Google Sketchup pelo que é concebido para permitir a fácil produção de objectos e não apenas para a visualizá-los. Após a finalização do modelo CAD dentro da aplicação poderá enviar o ficheiro CAD “STL” para um dos parceiros de fabricação como seja, 3D Systems, Ponoko e TechShop, ou a sua própria impressora 3D se tiver uma.
Porque 123D tem produção física em mente, que inclui funcionalidades como um comando “Shell” que permite a transformação qualquer modelo sólido num modelo oco, o que torna impressão muito mais rápida e mais barato. Acabamento final do modelo CAD devesse à possibilidade do 123D criar este tipo de ficheiros com uma boa precisão.
Na minha opinião acho que a Autodesk pretende que 123D seja simples o suficiente para brincar com um brinquedo, se é agradável logo ao início, para isso acho que tentaram manter a interface do utilizador simples e limpa e eliminaram bastantes caixas de diálogo e linhas de comando que não são óbvias para um amador, podendo assim o utilizador escolher ou seleccionar algo através do rato aonde ser pode visualizar quase todas as possibilidades de modelação, isto sem mostrar o que realizar seguido de determinadas opções o que incentiva a experimentação lúdica directamente da caixas, como um utilizador coloca, puxa, estica e corta as formas 3D usando acções intuitivas, podendo adicionar-se parâmetros exactos numa caixa bastante reduzida, assim podendo aprender novas funcionalidades até conseguir modelar como um técnico.
Parte apelar a criação de objectos impressos existe uma biblioteca com mais de 4.000 componentes pré-fabricados, que permitem assim jogar, manipular e construir através dessas formas 3D já existente, permitindo assim visualizar o mapa de montagem dos objectos num conjunto de grupo como é mostrado no exemplo abaixo de uma guitarra, com o seu corpo cordas, e parafusos.
123D é um produto beta só está de momento disponível para Windows, mas a contribuição desta aplicação permite que as pessoas sem terem de comprar aplicações demasiadamente caras podem realizar “coisas” para o seu dia-a-dia.





Enviar um comentário