Holografia RV


Considera-se o conceito RV – Realidade Virtual, que imagens ou sequência de imagens normalmente costuma de vir à mente, talvez filmes como “The Matrix”, ou “holodeck” do “Star Trek”? Mas a RV designada assim nos filmes de ficção científica é bastante diferente do uso prático e comum dos movimentos populares.
Mas para aqueles que trabalham na indústria do sector automóvel e aeroespacial a o ambiente imersivo de uma caverna RV é bastante comum. Confortando-se com a realidade quando se está trabalhar em desenvolvimento do produto dessa escala (acho que para cima da industria automóvel), então um monitor de 24 polegadas não vai realmente fazer desenvolver a perícia para o desenvolvimento do produto. Como resultado toda uma indústria que foi construída para suportar a integração de todos os tipos de dispositivos, de tecnologia e de exposições de grande escala, com dispositivos de rastreamento acoplados à cabeça ou à mão para criar uma fácil visual em plena escala, podendo-se ver o trabalho fantástico de algumas empresas como a “Virtalis Ltd.” ou a “HoloVis International Ltd.”.
Estes tipos de instalações têm um custo de capital bastante grande a menos que os desenhadores que trabalham com este tipo de tecnologia façam parte e/ou trabalhem para um organização de grande dimensão, então o desenhador típico fica-se com um monitor LCD de 27 polegadas e com uma caneta digital se tiver sorte. E se houvesse algo que tivesse um preço muito mais acessível, algo que lhe permitiu interagir com dados com formas 3D e de uma forma 3D, seja algo que não requeira ser atribuído uma sala ou de um canto do escritório e que possa ser usado por todos.
Este é o desafio que “Infinite Z Inc.” está a tentar para superar, pelo que têm esta empresa têm ido além da sua fase de protótipo e começou a trazer seus produtos para o mercado. Podendo ser ver um vídeo bastante interessante que mostra um protótipo.
Mas como esta tecnologia funciona, e o que faz de diferente, é um monitor de 24 polegadas holográfico, seja um monitor estereográfico com um conjunto de especificações e uma caneta. O mostrador tem dispositivos de rastreamento instalado que rastreiam as especificações, e as especificações fazem ter a percepção de geometrias de objectos 3D. Normalmente o funcionamento deste tipo de dispositivos é bastante complicada, este caso em especifico parece funcionar bem de uma forma bastante simples. Podendo visualizar e contornar um objecto 3D como se fosse na vida real, sendo a caneta uma ajuda para a manipulação de objectos e dos ajustes dos ângulos de visão. Aparentemente há uma versão betas de plug-ins para produtos como “Showcase 2012 ” e “Alias Design”, podendo-se ver neste vido abaixo como esta aplicação funciona.
O potencial uso, é a incrível riqueza visual, podendo desde já imaginar apresentações clientes alto investimento em de produtos de luxo, ou para desenhadores que trabalhem com produtos bastante complexos e têm que ter grandes capacidades de visualização e interacção como o produto que estão a desenvolver, sendo experiências interessantes que podem ter aplicações e recursos integrados no desenvolvimento da perícia dos desenhadores.
Enviar um comentário