Escolha de um robô para uma indústria do mercado actual

“Puro jogo” é um termo que se refere ao investimento de uma empresa que é focada exclusivamente num determinado produto ou serviço, como por exemplo um investidor compra acções de empresas de jogo puro, a fim de obter uma quota de mercado na indústria, bem como na empresa. A Robótica para muitos é apenas uma ferramenta para realizar tarefas empresariais de forma eficiente, para mim os robôs pode ser fazer para atingir esses objectivos, e sendo uma indústria em si merecedora de consideração para o investimento por causa de boas perspectivas para o futuro. Daí a necessidade de encontrar empresas de “puro jogo” na indústria.
Por exemplo, a iRobot e KUKA são “puro jogo”, enquanto a Boeing e John Deere não são, ainda no entanto estas quatro empresas estão envolvidas com a robótica no caso da Boeing e da CAT, a robótica não é negócio principal e representa apenas uma pequena fracção de seus lucros operacionais. Boeing projecta e fabrica drones para os órgãos de defesa e CAT produz v, incluindo um cortador de grama nova robótica, e também fornece módulos de navegação veículos autómatos, mas verdadeiramente não são empresas de robótica.
Consequentemente se as pessoas acreditarem que a indústria robótica está prontas então as pessoas investiriam em robótica, mas uma pessoa não investiriam na Boeing ou na CAT pelo que estas não são representativas da indústria e suas acções movem-se de forma diferente da robótica, poderia então uma pessoa escolher então uma lista diferente se existem títulos para o jogo da robótica.
Indústrias emergentes que não sejam puramente de robótica a nível global pode-sse ver actividades empresariais e universitárias a decorrente a transformarem-se em spin-off’s como seja na Europa, EUA, Coreia, Japão e mais recentemente em Taiwan e China, não existe um local que seja de relevância por ter começado a industrialização robótica apesar dos EUA não estarem a líder a robótica por maioria, havendo outros clusters industriais de robótica estão localizados na Alemanha, Japão e Coreia, havendo também um grande foco e atenção ao empreendedorismo na parte que não é dedicada à industrialização. Há centenas de empresas start-up que ainda não chegam aos nos mercados cambiais como a Kiva Systems que acabou de ser adquirido pela Amazon.
De uma forma analítica as melhores empresas cotadas no mercado actualmente são a ABB, Boing, John Deere, Epson, Honda, Microsoft, Panasonic, e Toyota, a participação destas empresa no envolvimento da robótica é cerca de cinco porcento excepto ABB que têm cerca de vinte porcento de participação, e duas destas empresas nem sequer fábrica robôs, sendo que a maioria das empresas são utilizadoras de robôs, sendo dai nenhuma delas ser de “puro jogo”. Assim a compilação de uma lista de títulos de “puro jogo” pode ser complexo e rigoroso escolher os favoritos. A ABB é um perfeito exemplo da complexidade, pelo que é um dos principais fabricantes de robôs globais ainda que a sua receita da robótica representa apenas 21% da sua actividade geral, porque ABB também constrói sistemas eléctricos e de controlo, geradores, turbinas, e outras coisas.
Por algum tempo que tenho visto e conhecido o crescimento dos investimentos num mercado de capitais abertos envolvidos na indústria da robótica, sendo esses títulos listadas nas bolsas de respeitáveis e ​​exigem regulação, divulgação financeira auditada, podendo ser se separados em três grupos, industrial, de serviços (que inclui a defesa e o espaço, médicos e tudo o que não é industrial) e o auxiliar (que abrange os integradores, empresas de consultoria, fornecedores de componentes, sistemas de visão e fornecedores de software). Havendo globalmente pouco mais de 250 fabricantes de robôs em capital aberto, com níveis variados de outras actividades de negócio dentro das empresas, podendo ver-se abaixo algumas acções interessantes na área da robótica
--Aplicação para medicina:
Intuitive Surgical e seu sistema cirúrgico robótico da Vinci sendo instalado nos mais importantes centros hospitalares no mundo, tendo o Intuitive Surgical mais de 870 patentes.
Mako Surgical tem um sistema interactivo ortopédico de um braço robótico para implantes do joelho.
Accuray através da cirurgia robótica por radio é um sistema de tratamento de robótica através da radiação.
Swisslog produz dispositivos de automação para armazém assim como trata da logística hospitalar e soluções de gestão de medicamentos, utilizando robôs móveis.
MAZOR Robotics, uma empresa Israelita que fornece o estado-de-arte em sistemas robóticos de orientação cirúrgica.
--Segurança, Defesa e Aplicações Espaciais:
AeroVironment é um fornecedor de aeronaves não tripuladas, sistemas e serviços e 85% de sua receita vem dos sistemas aéreos não tripulados dos EUA, pelo que eles regularmente de forma a obter encomendas do Ministério da Defesa para os seus produtos como o Raven e o Nano Hummingbird” estes sistemas de aeronaves não tripuladas renderam um totalizando 28,4 milhões dólares para a produção de um novo drone.
iRobot é uma empresa de “puro jogo” de robótica, que teve uma queda de 33% no preço de suas títulos por causa de contractos com o governo reduzidos, tendo então recentemente reestruturado para adicionar novos produtos de consumo à sua linha de produtos pelo estão fazendo muito bem em apresentar-se com produtos robóticos de consumo adicionais.
QinetiQ é concorrente directo da iRobot na no mercado robótica defesa apesar de não ser uma empresa de “puro jogo”.
Muitos dos principais fornecedores de Segurança, Defesa e Espaço têm financiamento para robótica, mas são conglomerados, onde apenas uma parcela muito pequena da sua receita é direccionada para a robótica.
-- Aplicações para robôs industriais
Adept Technology é um fabricante de robôs industriais, e parte da sua receita da robótica vem da manufactura de processos para o processamento de alimentos e aplicações de automação de armazenamento, e que recentemente têm fortificado e entrar no sector dos serviços robóticos através da robótica móvel.
• Duas empresas privadas, Universal Robotics, e a c-Link Systems, juntamente com duas empresas públicas a KUKA e ABB lançaram um braço robótico industrial leve, económico, seguro, para pequenas indústrias e pequenas empresas.
KUKA tem estado envolvida de uma com alguma tensão na crescente China, assim como outras empresas (KUKA, ABB, FANUC, Adept Technology, Yaskawa Electric) que esperam crescer nas indústrias de automação e automatizadas da China. Mas a KUKA e as outras empresas que não sejam chinesas podem ter problemas mais abaixo na estrada quando a máquina tecnológica da China se assumir.
ABB por muitos anos tem tido um papel activo na China até que Foxconn anunciou que iria passar fabricar os seus próprios robôs, havendo rumores que a ABB iria inicia o trabalho pelo que a ABB têm uma representatividade de 21% das suas receitas em robótica.
Yaskawa Electric é similar à ABB, em que é uma empresa bem respeitado como um fabricante de robôs ainda representa apenas 30% das receitas, pelo que recentemente anunciaram planos de construção de uma fábrica de robôs na China.
FANUC concluiu recentemente a construção de uma fábrica adicional no Japão para lidar com as vendas para a China.
Foxconn é um exemplo de como a indústria pode-se mudar para a China e cortar os concorrentes estrangeiros, Hon Hai Precision uma holding para a Foxconn e um comprador de 10000 robôs industriais a partir de uma variedade de fornecedores sendo uma das maiores fabricantes da China, empregando mais de 1 milhão de trabalhadores na China sozinho. Foxconn está planeando fazer e instalar os seus próprios robôs com um ambicioso plano para instalar 1 milhão de robôs dentro de 3 anos e partir dai poderão começar a vender o seus robôs a outros.
Empresas auxiliares à indústria da robótica:
Trimble fornece soluções de posicionamento avançados de produtos e componentes como faz Hemisphere GPS particularmente para a indústria agrícola, tendo recentemente adquirido a Gatewing um produtor de drones e o seu software especializado para topografia e cartografia, tendo assim uma linha de produtos ao invés de um único produto.
FARO Technologies fornece medição 3D, inspecções de armas e digitalizadores 3D.
Cognex é um fornecedor de produtos para máquinas de visão utilizados principalmente em aplicações robóticas.
Allied Motion Technologies produz os servomotores que estão incorporadas na da Vinci cirúrgicos e outros sistemas robóticos.
Artificial Life Source Holding, tem apostado num conjunto aplicações de rotinas de comunicação entre humanos e robôs que foram desenvolvidos pelo seu director geral para determinados de nicho de empresas, sendo que os seus produtos consistem em software robóticos original assim como um urso de peluche por cerca de dez mil euros, pelo que o ursinho fala, tem expressões faciais e movimentos do braço, nos seus vídeos, os ursinhos são usados ​​para ensinar a língua elementar e ortografia para às crianças, tendo esta empresa uma ordem de 10.000 robôs, sendo essa uma operação na ordem dos cem milhões euros, mesmo que a empresa não tenha ainda ele finalizado o produto, os métodos de produção, a engenharia, o software ou a escolha dos fornecedores.
Quantum International Corp, não têm qualquer divulgação de informações financeiras ou relatórios regulares listados, mas parece estar promovendo-se a investidores como uma empresa especializada em robótica, a sua página web é repleta de informações sobre o porquê de robótica são um bom investimento, mas a sua sugestão parece ser que você investe com eles e eles vão agir como um capitalista de risco em seu nome.
O novo director geral veio de uma empresa de exploração de gás e óleo que faliu, e agora investir em robótica, vai-se lá ver o que vai sair dai.
Enviar um comentário