Trabalho colaborativo com vários utilizadores simultaneamente

Sunglass uma empresa que de alguma forma inovou para uma nova forma de trabalhar colaborativo de modelos CAD 3D, de uma certa forma esta empresa destabilizou a indústria CAD com mais de trinta anos. Pelo que até o momento quando se falava em trabalho colaborativo através de sistemas de CAD, pensava-se em plataforma como o TeamPlatform e até mesmo o AutoCAD WS. O nome deste projecto vêm do olhar do desenhador para o mundo da sua própria perspectiva.
Talvez este projecto vá democratizar as ferramentas de desenho que actualmente são utilizados pela indústria actual, que são caras e disfuncionais, uma sistema de CAD em média custa cerca de cinco mil euros base, após a este custo ainda existe o custo de modelos para ferramentas de renderização, bibliotecas específicas, para cada licença. E cada ficheiro tem a sua própria extensão, tanto para um solido, ou conjunto ou desenho técnico, sendo estas algumas das grandes barreira que o utilizador comum possui, podendo isto ser um pouco frustrante para o simples utilizador pelo que este não sabe se ele está a ir pelo caminho certo.
Um dos fundadores o Kaustuv De Biswas trabalhou durante vários anos na Bentley Systems a gerar componentes, assim como possui um doutoramento em computação e a licenciatura em arquitectura do MIT, sendo aqui com alguns colegas aonde nasce o projecto, que tinha inicialmente a necessidade de incorporar uma aplicação que suporta-se modelos on-line num navegador web de internet e os cálculos computacionais sendo realizados num servidor, assim as operações em tempo real no navegador web são visíveis pelo operado e com o servido a fazer os cálculos a computação feita pelo navegador web é mínima.
Actualmente o projecto Sunglass consiste numa área de trabalho, e nesta área de trabalho podem trabalhar várias pessoas ao mesmo tempo e conjuntamente juntar peças 3D, em que os pontos amarelos mostram os pontos de vista dos participantes como eles se movem em torno do espaço de trabalho que eles vêem no seu explorador de web. O espaço de trabalho tem as características esperadas, tais como uma interface 3D e uma janela de para trocar mensagens, assim como a capacidade de se poder fazer exportações das visualizações através de renderes simples assim como poder-se anotar as respectivas visualizações.
IMAGEM01
IMAGEM01
Na IMAGEM01 acima pode-se ver a área de trabalho do projecto Sunglass, em possui alguns modelos CAD de diferente tipo de extensões, sendo isto bastante inerrante para a indústria das impressoras 3D, pelo que a os mentores do projecto afirmam consegue abrir cerca de 45 formatos diferentes, apenas pelo simplesmente arrastando da localização aonde se encontra o modelo para área de trabalho e depois manipula-lo, estando incluídos os formatos do principais sistemas CAD, como seja SolidWorks, Catia, Inventor, SolidEdge, assim como formatos de intercambio como o STEP, IGES, STL, OBJ, 3DS. Sendo o licenciamento para a leitura dos ficheiros feita através de um outro fornecedor externo que ainda não sabe quem seja, sendo essa conversão e leitura de ficheiros CAD através dos servidores, isto porque os compiladores pra a tradução deste tipo de ficheiros não é barata, no entanto parece haver uma forma de baixo custo para a realização da tradução, talvez seja por modelo e através da web.
Mas este projecto ainda não é suportado para o android e iPad’s, assim como apenas funciona no Google Chrome e Firxefox, não funciona no Internet Explorer pelo ainda não consegue suportar HTML5/WebGL,
A extensão OBJ e STL são as extensões com que os modelos podem ser guardados, isto porque pode-se depois imprimir os dados modelos numa impressora 3D, caso um modelo vindo do Inventor pode ser guardado depois de ser manipulado em STL. Havendo outras funcionalidades em módulos que ainda não foram activadas como seja as de renderização, análise estrutural e edição da malha do modelo 3D.
Claro que a importância para o mercado será quando este tipo de serviço ficar mais generalizado, podendo ver essa tendência em aplicações como o AutoCAD WS e Catia V6, e o TeamPlatform que funcionam com suporte à computação de nuvem. O TeamPlatform é uma plataforma que foi criada há pouco tempo e ainda se encontra em desenvolvimento, sendo o pessoal que trabalha na TeamPlatform possui uma vasta experiência na digitalização 3D e na engenharia inversa e criação de modelos paramétricos a partir de desenhos que não existem pelo que faziam parte da RapidForm que usa o serviço da TeamPlatform de uma forma muito intensa, não sendo esta plataforma um sistema de PLM pelo que serve para alojar dados até 100MB principalmente ficheiros de digitalizações 3D, servir de plataforma para os modelos CAD para o desenvolvimento de produto. Pelo www.3dfile.io que pertence à TeamPlatform é possível a colocação de modelos CAD através de um simples araste, e que permite a sua visualização sendo suportada essa visualização através do Google Chrome, permitindo ver a raiz do modelo no navegador, assim como permite a realização e colocação numa página web os modelo CAD para poder assim melhor oferecer o serviço do produto a desenvolver, podendo se ver na hiperligação abaixo um exemplo:
Mas claro não sendo esta plataforma um visualizador no futuro terá que ter um módulo de modelação básica pelo que é algo que é necessário na fase inicial do desenvolvimento do produto para demonstrar a ideia de cada utilizador.
Enviar um comentário