Micro computador

O Pi Raspberry é um micro computador da dimensão de um cartão de crédito, seja é um micro controlador que tem várias entradas. Este micro controlador possui uma vertente computacional bastante interessante, pelo que crianças e jovens conseguem com algumas base começar a programar. A característica interessante deste micro controlador é sem dúvida o poder computacional a preço baixo. O Raspberry possui um processador ARM 11 de 700MHz que equivale ao processado de um telemóvel com 256 MB de RAM, e com um leitor de cartões SD para servir de disco e armazenamento de programas e ficheiros e uma placa gráfica de 250 MHz. A base do sistema operativo é Linux, sendo que a grande parte da programação em Pyton.
Podendo ligar a placa directamente a uma televisão ou a um monitor e um teclado e um rato, podendo assim ter acesso a folhas de cálculo, processadores de texto, jogos, assim como reproduzir vídeos de alta definição pelo que possui uma porta HDMI.
Espero que venha a ser um estímulo ao desenvolvimento de linguagens de programação.
Sendo esta também um soluço de baixo custo para centrais multimédias, e até como uma alternativa para os dispositivos que mantêm os painéis publicitários em espaços públicos como em centros comerciais.
Assim como o Arduino revolucionou a mecatrónica com a sua natureza open-source o Raspberry Pi pode também revolucionar a informática de baixo custo.


Enviar um comentário