Autodesk University 2013–Las Vegas

Este ano na tive a oportunidade de participar na AU – Autodesk University pelo programa de StEx – Autodesk Student Expert.
Na minha vidinha humilde a experiencia da viagem a Las Vegas foi bastante gratificante, pequena que a condição financeira instável não me tenha permitido ficar lá mais tempo, pelo que a rede de contactos e a possibilidade de oportunidades seria maior, assim como envolver-me em projectos relacionados com a carreira que tento ter.
Na incansável tentativa de conhecer os locais e procura aonde se localizavam as salas de aula, e preparar a apresentação dos projectos em que estive envolvido, e a imensa falta de tempo para conseguir ver e fazer algumas coisas importantes para a continuação da aprendizagem na área dos sistemas de CAD. Podendo abaixo ver a apresentação que se realizou no âmbito como eterno estudante em Lisboa.

A apresentação do projectos em que mostrei contém oito slides que foi apresentada em aproximadamente em dez minutos (estando acima para visualização de quem não teve a oportunidade):
O primeiro slide era uma apresentação do meu envolvimento no meio académico superior, seja atreves do Instituto Superior Técnico.
O segundo e o terceiro é uma explicação dos desenhos de uma modelação de um suporte para o IRB140 da ABB que é um braço robótico com seis níveis de graus, sendo os desenhos usado para a detecção de colisões e otimização das trajetórias, o desenho foi realizado através do Autodesk Inventor e simulação realizado através do RobotStudio da ABB para o respectivo controlador. Abaixo estão algumas hiperligações com mais detalhe sobre o assunto em causa.
http://rishivadher.blogspot.pt/2010/06/modelacao-em-cad-do-involucro.html; http://rishivadher.blogspot.pt/2010/05/funcoes-do-robo-irb-140.html
A quarto slide é sobre o desenvolvimento de um algoritmo para um diâmetro mínimo para os orifícios para uma superfície complexa, os exemplos foram produzidos por sinterização a laser com 20 mícrons pó de alumínio e cobre, e plástico. Abaixo estão algumas hiperligações com mais detalhe sobre o assunto em causa.
http://rishivadher.blogspot.pt/2010/02/processos-de-prototipagem.html; http://rishivadher.blogspot.pt/2010/02/prototipos-de-cad.html; http://rishivadher.blogspot.pt/2011/07/modelacao-de-um-cubo.html
O quinto foi um desenvolvimento de moldes de comprimidos por compressão, em a que a sua manufactura era a elaboração de desenhos para diferentes processos como polimento, corte do fio, fresagem, torneamento, electro erosão, tempo de formo e a sua dilatação, o processo foram feitos no Autodesk Inventor e AutoCAD. Abaixo estão algumas hiperligações com mais detalhe sobre o assunto em causa.
http://youtu.be/w-TTGCVw5Zs; http://youtu.be/EtkPaiCsFvk; http://youtu.be/peEjw9NDfPA
O sexto slide foi um trabalho para fazer o projeto de mecanismo de limpar as rodas dos automóveis que têm uma forma convexa interior, e porque a maioria das máquinas têm um único rolo para limpar o automóvel. Abaixo estão algumas hiperligações com mais detalhe sobre o assunto em causa.
http://rishivadher.blogspot.pt/2010/09/maquina63688.html
O sétimo slide é sobre a digitalização 3D de alto e baixo detalhe de pormenor para diferentes processos de produção. A digitalização de alto detalhe é usado normalmente para ampliar o modelo CAD 3D, neste caso, foi uma obra de arte. A digitalização 3D de baixo detalhe que foi feito com 123D Catch, que foi para a produzir bombons de chocolate para uma inauguração. E ambos os casos o cura e o tratamento das malhas foi feito através do Autodesk Meshmixer. Abaixo estão algumas hiperligações com mais detalhe sobre o assunto em causa.
http://rishivadher.blogspot.pt/2012/02/pos-processamento-3d.html; http://rishivadher.blogspot.pt/2013/07/bombom.html
O último slide era sobre o blog pessoal. http://rishivadher.pt.vu
O resto dos poucos dias foi para conhecer melhor o CAM para o Inventor que funciona em cima dentro da mesma interface que o Inventor como se pode ver abaixo na IMAGEM01.
CAM Inventor 2014
IMAGEM01
Sem dúvida o lançamento do CAM360 que corre completamente nas nuvens e que irá possivelmente tirar algum peso computacional dos CAM, assim como toda uma nova metodologia de produtividade do trabalho colaborativo já vista através do Fusion360, a integração deste tipo trabalhos e sua empregabilidade estará decerto ligado ao início da nova revolução industrial.
Tive a oportunidade de experimentar numa das aulas o CAM360 ao qual é bastante diferente do CAM para o Inventor como se pode ver na IMAGEM02
CAM360
IMAGEM02

Um dos trabalhos que consegui fazer a maquinação foi rapidamente maquinado na fresa que se vê no vídeo acima, podendo se visualizar na IMAGEM03 a respectiva peça como prova de ter sido manufactura no evento.
machine part vegas
IMAGEM03
Como estudante e várias actividades em que participei a mais significativa talvez tenha sido o Design Slam como se observa na IMAGEM03 foi sem dúvida a experiencia mais interessante porque nunca tinha me tinha exposto pessoalmente tanto ao público e o nervosismo levo a algumas falhas, estando bastante grato às pessoas que poderam tornar esta experiencia real.
AU Design Slam
IMAGEM03
Uma experiencia que teve um grande significado e valeu sem dúvida a pena.
Enviar um comentário