Placas de circuito em tecidos

Os tecidos eletrônicos e as roupas inteligentes ficaram mais próximos da realidade com uma nova técnica desenvolvida por investigadores da Universidade Politécnica de Hong Kong.
Qiao Li e Xiao Tao criaram uma placa de circuito impresso que é inteiramente de tecido e flexível - uma placa de circuito em tecido.
tecido
Eles combinaram fibras eletricamente condutoras como o cobre recoberto com poliuretano com fibras normalmente utilizadas para fazer tecidos. As fibras condutoras foram combinadas no tecido utilizando uma máquina de costura industrial, controlada por computador.
Isto significa que os fios podem ser distribuídos na roupa como um bordado, conduzindo a electricidade onde ela for necessária para interligar componentes e circuitos assim cumprindo a mesma função que os rasgos dos caminhos nas placa de cobre dos circuito que são impressos de uma forma rígida. As roupas multi-sensoriais são como a ligações electrificas e funciona sem grandes problemas, os dois investigadores concentraram-se em garantir resistência e robustez das suas placas de circuito em tecido.
mech
Os resultados foram muito bom com o tecido eletrônico resistindo a 30 lavagens numa máquina de lavar e secagens numa secadora comum, desamarrotam-no com um ferro de passar e até o impacto de projéteis de arma de fogo devidamente protegida por um colete à prova de balas.
Os investigadores afirmam que o tecido eletrônico está pronto para ser usado numa grande variedade de aplicações já que permite montar os circuitos que se desejar exatamente como as placas de circuito impresso.
Essas aplicações potenciais incluem colectores solares para recarregar equipamentos eletrônicos e roupas multi-sensoriais seja roupas dotadas de múltiplos sensores para monitorartemperatura, perspiração, ritmo cardíaco etc.
Detalhe da placa de circuito tecido usada para fazer uma luva.
luva
Enviar um comentário