Portugal 2020, candidaturas para PME


Um dos eixos de apoio é o Apoio à Qualificação das PME em que são apoiáveis operações de qualificação das PME direcionadas para o aumento da competitividade, da flexibilidade e capacidade de resposta no mercado global por exemplo no desenvolvimento e engenharia de produtos, economia digital e TIC, propriedade industrial, certificação de produtos, serviços ou sistemas de gestão como por exemplo a qualidade, inovação, logística, eco-inovação, criação ou reforço das capacidades laboratoriais, criação e registo de marcas, entre outros.
O apoio às PME pode ser através destas medidas:
•Para os programas operacionais temáticos no continente – competitividade e internacionalização; inclusão social e emprego; capital humano; sustentabilidade; eficiência no uso dos recursos.
•Para os programas operacionais regionais no continente – Norte; Centro; Lisboa; Alentejo; Algarve.
•Para os programas operacionais regionais nas regiões autónomas – Açores; Madeira.
•Para os programas operacionais de cooperação territorial europeia – Espanha-Portugal; Madeira-Açores-Canárias; Espaço Atlântico; Sudoeste Europeu; Mediterrâneo; ESPON; URBACT; INTERACT; INTERREG C.
•Para os programas de desenvolvimento rural – Programa de desenvolvimento rural do continente-PDR2020; Programa de desenvolvimento rural da R.A. Açores-PRORURAL+; Programa de desenvolvimento rural da R.A. Madeira 2014-2020.
•Para o programa para o fundo europeu dos assuntos marítimos e das pescas (FEAMP) – Programa operacional mar 2020.
•Para o programa para o fundo de auxílio europeu às pessoas mais carenciadas em Portugal
Podendo ser obtidas mais informações em https://www.portugal2020.pt/Portal2020/programas-operacionais-portugal-2020.
Enviar um comentário